Rapper, cantor e MC: qual a diferença?
- LUIZA HELENA DA ROCHA
- 15 de set.
- 2 min de leitura
Minhas redes sociais foram tomadas por assuntos como esse nos últimos dias, especialmente depois dos shows que aconteceram no The Town, em São Paulo, no dia 6 de setembro - no qual eu estava presente, na primeira fileira :) Então, hoje resolvi vir aqui esclarecer algumas coisinhas...

No festival, aconteceram muitos shows de rappers e cantores, e muitas pessoas na internet se acharam no direito de julgar igualmente as performances, mesmo sendo propostas e características beeeeem diferentes.
Por exemplo, eu jamais poderia comparar um ao vivo da Ebony com um da Ivete Sangalo. Ebony é rapper. Ivete é cantora. São coisas distintas. E a principal diferença entre rapper e cantora está na forma de expressão musical e na relação com a voz.
Vi muitos comentários sobre o show da Tasha & Tracie, dizendo que elas cantam mal. Mas aqui vai um fato: rap é música falada. O rapper não “canta”; ele fala de forma rimada em cima de um beat. E isso elas sabem fazer como ninguém.
E já que comecei a falar sobre elas, gostaria de dizer que a apresentação foi fod@! O que elas rimam é sa-ca-na-gem. Não é qualquer um que sustenta um show inteiro sem playback com rimas tão afiadas e difíceis. E digo mais: se vocês querem espetáculo, saibam que o rap nunca foi sobre isso.
O rap é menos sobre cantar melodias e mais sobre a cadência, o flow e a força da interpretação. Com isso, o rapper basicamente se destaca pelo uso das palavras e pelo ritmo da fala. Sua habilidade se concentra na criação de letras, trazendo para a música suas experiências, visões e sentimentos.
O objetivo principal do rapper é transmitir uma mensagem, seja ela social, política, pessoal ou cultural.
Já um cantor é identificado principalmente pela qualidade e extensão da sua voz, além da maneira como interpreta melodias. Seu trabalho envolve afinação, ritmo e harmonia, muitas vezes exigindo um domínio técnico para sustentar notas e alternar entre diferentes registros vocais.
Além disso, ainda temos um outro termo bem conhecido dentro do hip hop: MC. Embora sejam figuras centrais na cultura da música, eles têm papéis distintos, e entender essa diferença pode também ajudar a esclarecer suas funções dentro desse universo musical.
O MC, ou Mestre de Cerimônias, desempenha um papel mais abrangente. Além de rimar, o MC é o comunicador do hip hop, aquele que mantém o público energizado e envolvido durante as performances.
Quem acompanhou o show da Lauryn Hill no The Town no mesmo dia também pôde notar a presença de um MC no palco, interagindo com a plateia, conduzindo a apresentação da rapper e garantindo que a vibração do show estivesse em alta.
O carisma e a capacidade de improvisar são qualidades essenciais de um MC, que muitas vezes controla a energia da apresentação. Por exemplo, já citado em outro post aqui por mim, no Tiny Desk da rapper Doechii podemos facilmente ver uma MC em ação. A forma com que ela interage com a rapper e traz toda a dinâmica para a apresentação é espetacular.
Por fim, além de tudo isso, é claro que existem rappers que também são cantoras. Um grande exemplo é a lenda do hip hop nacional, Negra Li, que além de rimar muito, também canta muito. Máximo respeito.




Comentários