top of page

Milli Vanilli: a dupla que enganou o mundo e fez o Grammy voltar atrás

Eles chegaram ao topo das paradas e conquistaram um Grammy nos anos 1990, mas foram obrigados a devolver o prêmio após a revelação de fraude

Rob Pilatus (esq) e Fab Morvan, do Milli Vanilli, com os Grammys que eles tiveram que devolver. Foto: Douglas C. Pizac / AP
Rob Pilatus (esq) e Fab Morvan, do Milli Vanilli, com os Grammys que eles tiveram que devolver. Foto: Douglas C. Pizac / AP

No verão de 1988, a dupla formada pelo francês Fabrice Morvan e pelo alemão Rob Pilatus, conhecida como Milli Vanilli, chegou ao topo das paradas nos EUA com a música de estreia “Girl, You Know It's True”.



Acontece que todo esse sucesso escondia uma farsa gigantesca: Fabrice e Rob não cantavam uma nota sequer de suas músicas.


Frank Farian, empresário e produtor da dupla, contratou os jovens como coristas e dançarinos e pediu que apresentassem sua canção “Girl, You Know It's True” em discotecas, utilizando a gravação de dois artistas americanos, já que não teriam tempo para gravar.


De acordo com o jornal El País, a lógica era simples: os verdadeiros cantores até podiam ser excelentes, porém seria muito mais rentável veicular as canções por meio de uma dupla de jovens promissores e atraentes - pura artimanha publicitária da indústria musical.


Foto: Frank Trapper/Corbis via Getty
Foto: Frank Trapper/Corbis via Getty

Todo esse sucesso repentino fez com que os dois levassem para casa o tão cobiçado Grammy de “Artista Revelação” em 1990, mas o sonho durou pouco.


Como muitas pessoas começaram a desconfiar da dupla por conta do inglês enrolado nas entrevistas e, principalmente, depois que o playback falhou em uma apresentação diante de 15 mil pessoas, alguns meses mais tarde eles foram obrigados a devolver o prêmio.


Frank Farian revelou a verdade à imprensa, e o escândalo fez com que os dois se tornassem os primeiros artistas a devolver um Grammy na história da premiação. Segundo ele, o motivo da revelação foi que Rob e Fabrice insistiam em cantar com suas próprias vozes no segundo álbum da dupla.


Foto: Reprodução (Instagram)
Foto: Reprodução (Instagram)

Em uma entrevista à BBC em 2018, Fabrice disse que ele e Rob assinaram o contrato com a gravadora de Frank Farian sem ler seu conteúdo, interessados no pagamento adiantado, e apenas depois descobriram que teriam de fazer playback, enquanto outros cantores gravariam os vocais de verdade.


Endividados com a gravadora, os dois decidiram embarcar na ideia de Farian e acabaram se tornando o caso mais escandaloso da indústria musical.


Mesmo tentando seguir a carreira sem o uso de playback, depois de toda a revelação e polêmica, a reputação de Milli Vanilli já estava manchada.


Foto: Globe Photos/MediaPunch/MediaPunch/IPx
Foto: Globe Photos/MediaPunch/MediaPunch/IPx

Por outro lado, os prêmios do American Music Award nunca foram retirados, afinal, o critério de ranqueamento era pautado nas vendas - o que não mudava com a revelação.


Fab e Rob foram processados por diversas pessoas, amparadas pelas leis de proteção ao consumidor. A dupla e sua ex-gravadora ainda tiveram de lidar com pedidos de reembolso e devoluções do álbum “Girl You Know It’s True” por ex-fãs decepcionados.


Ambos os cantores tentaram se reerguer com outros projetos, mas nunca atingiram as mesmas dimensões do Milli Vanilli original.


ree

Oito anos depois, Rob foi encontrado morto em um hotel na Alemanha, aos 32 anos. Segundo as autoridades, ele sofreu uma overdose acidental causada pela mistura de álcool e remédios.


Fab Morvan lançou um álbum em 2003, “Love Revolution”, com todas as músicas compostas, produzidas e tocadas por ele. Hoje, sua carreira se concentra mais em trabalhar como DJ em eventos e dar palestras motivacionais.


Foto: Dia Dipasupil/Getty Images
Foto: Dia Dipasupil/Getty Images

Comentários


bottom of page