top of page

Ledisi lança “For Dinah”, um tributo emocionante à lendária Dinah Washington

Nesta sexta-feira, 3 de outubro, a vocalista vencedora do Grammy, Ledisi, apresentou o seu 13º álbum de estúdio, “For Dinah”, sua tão aguardada homenagem à lendária Dinah Washington. O projeto, que levou anos para ser produzido, é o que Ledisi chama de "uma carta de agradecimento de uma mulher negra poderosa para outra".


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“For Dinah” é mais do que uma coleção de covers - é um ato de preservação musical e cultural.


Produzido pelo colaborador de longa data Rex Rideout, o álbum reflete a missão de Ledisi de inspirar o público a revisitar as gravações originais de Washington e, ao mesmo tempo, vivenciar as músicas de uma nova maneira, por meio de sua própria interpretação.



Ledisi, conhecida por sua fluidez entre R&B, jazz, gospel, Broadway e soul, sempre se recusou a ser definida por um único gênero. Essa versatilidade está no centro do álbum. Ela escolheu um conjunto de músicas de Washington, com oito faixas no disco, para mostrar a amplitude da influência de Dinah.


Creio que seja fácil traçar uma linhagem vocal de Washington até Ledisi por meio de vozes de outras gerações, como Sarah Vaughan, Nancy Wilson e Natalie Cole. Porém, Ledisi traz uma compreensão emocional crua do catálogo de Washington que é inteiramente sua.


“Não ser aceito em uma indústria que você ajudou a criar… isso me dói no coração”, disse Ledisi sobre a história de Washington em uma entrevista recente ao Los Angeles Sentinel. “Eu entendo ser ignorado. Sei como é ter uma grande presença e, ainda assim, não receber o reconhecimento.”

Ledisi usa esse nível de empatia para elevar sua narrativa, combinando-a com a teatralidade refinada de uma veterana da Broadway e o rigor de uma historiadora.


Ela vasculha as biografias daqueles a quem presta homenagem - seja para um projeto completo, como seu álbum indicado ao Grammy em 2021, “Ledisi Sings Nina”, ou em uma de suas muitas homenagens que definiram sua carreira a artistas como Chaka Khan, Patti LaBelle e Natalie Cole.

 
 
 

Comentários


bottom of page